Tendência


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ai Dento Turísmo–Castelo Zé dos montes| Sítio Novo RN

ituado no Município de Sítio Novo Rio Grande do Norte em Serra da Tapuia , ha 118Km da capital, o Castelo de Ze dos Montes, visitado por turistas de varias regioes do Pais e do Exterior. Com divulgaçoes em Rede nacional ( pelo Fantastico ( Globo), Sbt Reporter ( Sbt) e Tudo é Possivel - Record)

Castelo-zé-dos-montes-potiguar


A História
Durante a Década de 40, José Antonio ao visitou a cidade de Pedro Avelino, no interior do Rio Grande do Norte, onde viu uma aparição de Nossa Senhora que modificaria a sua vida.
Segundo o seu relato, a imagem da santa surgiu como que esculpida na rocha e conversou algum tempo com ele, sobre o destino de construir castelos e sobre os recursos materiais e espirituais que haveriam de garantir a obra. Zé do Monte não se deixou desanimar pelo fato de não ter dinheiro, de não ter a mínima noção de engenharia ou arquitetura ou até mesmo de ter erguido uma parede durante toda a sua vida.
Depois da aparição, ele levou alguns anos para por em prática a missão. Nos anos 60. Decidiu que a hora havia chegado e começou a reformar sua casa, em uma rua no bairro das Quintas, em Natal. A casa é um mini castelo, com muitos azulejos, torres, portas e janelas, ameias e toda protegida por grades. Zé do Monte diz que ficou bem acabada, é bonita e mimosinha. Outros castelos foram surgindo, mas ele não tirava da cabeça o projeto de um sobre uma pedra, que tivesse uma lapa - para abrigar a imagem da santa - e se possível numa serra.
Ao descobrir a Serra da Tapuia, procurou o dono das terras e fez negócio, quando ocorreu uma coincidência. A venda só poderia ser realizada a um homem religioso, que prometesse preservar a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que ali existia. E mais uma promessa foi feita. Numa área de 13 hectares, o castelo começou a ser construído e o que chama mais a atenção no seu aspecto externo são as 83 torres, que surgem dos mais diferentes locais, sem obedecer qualquer estética. Na parte interna, o que impressiona é a sua entrada, como nave principal e seus altares, que lembram uma igreja. Próxima a nave, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

AIDENTO POESIA - Todos somos poetas

O Quadro AIDENTO POESIA trás semanalmente uma boa poesia para os leitores apreciar. Com uma poesia diferente toda semana, e o melhor, autores regionais.

Todos somos poetas
Isso é inerente ao ser humano
Escrevendo o amanhã sobre as lágrimas derramadas do passado
Transformando a dor em obra de arte
O aprendizado vem ao final do parágrafo de um texto que parece nunca ter um ponto FINAL.
Somos poetas, pintados de palhaços, mas ainda poetas.
Nus nesse jogo de poder que é a vida.
Olhares cheios de poesia.
Tentado transformar esse mundo cheio de erros em uma linda pintura de papel.
Implorando para que ninguém ouse ter a maldade de rasgar nossos sonhos em pedacinhos.
Alguns são poetas quando a dor alcança o coração.
Pois em um encanto o conto que se conta alivia nem se for por um instante o que nenhum remédio consegue fazer.
Alguns são poetas quando a Primavera começa aparecer.
Sua sensibilidade começa florescer tão bela como os Ipês que embelezam o meu olhar.
Alguns são poetas no amor.
Traduzindo em versos o que nunca poderia ser apenas dito em palavras banais.
Alguns são poetas de fé.
Toda sua esperança de um amanhã melhor é carimbado em uma caligrafia qualquer em um caderno que fica no baú dos sonhos.
Ser poeta, a  profissão mais fácil e ironicamente a mais difícil.
Despir-se dos medos, joga-los ao relento e deixar as palavras aquecerem o corpo frágil exige coragem.
Uma coragem cruel, pois tem que ter sensibilidade.
Isso mesmo, ser sensível é o ato mais corajoso que existe.
Não torna ninguém frágil e sim vulnerável.
Porque a rosa sempre irá encantar os seus olhos, mas os espinhos irão está lá para mostrar que a felicidade nunca está desacompanhada.
E todas as vezes que sentir a felicidade de sentir o aroma daquela rosa, também sentirá a dor que é tocá-la.
Sabe o que é mais verdadeiro nisso?
Que mesmo sabendo o quanto aqueles espinhos podem incomodar suas macias mãos, você nunca deixará  de sentir o prazer que é segurar aquela rosa.
A sensibilidade ensina que qualquer prazer feito na base dos mais nobres sentimentos sempre será maior que a dor.
Ser poeta é mais do que ter uma caligrafia qualquer em um pedaço de papel.
É confiar em si e nos outros.
É amar os mínimos detalhes e repudiar tudo aquilo que vai contra as leis do amor
E é à cima de tudo ter a sensibilidade de enxergar que todos estamos em uma grande escola chamada vida, onde as palavras são a forma mais simples que existe de comunicação e a mais complexa no quesito compreensão, todavia até um amante por palavras deve saber que há momentos na vida que são indescritíveis e que só a poesia do universo é capaz de descrever o que o Homem nunca conseguirá.
THEREZA MARINHO

terça-feira, 25 de agosto de 2015

#CINEMA: CRITICA DO FILME JANAÍNA COLORIDA FEITO O CÉU

#CINEMA: CRITICA DO FILME JANAÍNA COLORIDA FEITO O CÉU


“E se você acordasse em um banheiro público e não soubesse nada a seu próprio respeito?” Poisé, este filme é dirigido pela potiguar Babi Baracho e tem um roteiro misterioso e intrigante.
Janaína Colorida Feito o Céu narra um dia na vida da protagonista que, apesar de não saber seu nome, mantém uma serenidade arrebatadora diante da condição em que se encontra e das situações de risco que se coloca.
O curta-metragem mostra o desafio da protagonista de redescobrir sua interação com o meio em que a cerca a cidade dando, ao longo desse processo, novos significados aos lugares e pessoas ao seu redor. O filme promove um novo olhar sobre o meio urbano, uma vez que ele faz parte dessa narrativa intensa e surpreendente.
O mais interessante é que a obra faz uma homenagem aos lugares mais bonitos e clássicos de Natal como a ponte Newton Navarro e a Cidade Alta, e tem cenas legais que pelo trailer dá realmente vontade de ver. Babi Baracho pareceu mesmo querer dar ênfase a cenas que envolvem rostos, sorrisos, o sol da cidade, o mar, e etc. O filme recebeu até prêmio (Melhor Fotografia no Cine Curtas Lapa) no Rio de Janeiro.
NOTA PARA O FILME :
Veja o trailer:
https://vimeo.com/100768414

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Orquestra Sinfônica do RN faz apresentação gratuita em Natal


A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte faz apresentação gratuita na próxima quarta-feira (26), às 20h, no Teatro Riachuelo, em Natal. O espetáculo faz parte do projeto 'Quartas Clássicas' que deve acontecer uma vez por mês. A orquestra se apresenta sob a regência do maestro Linus Lerner.

O primeiro lote de ingressos sercomeça a ser distribuído na bilheteria do teatro na terça-feira (25) ao meio dia. Será permitido retirar, no máximo, 4 ingressos por pessoa mediante apresentação do CPF. O segundo lote de ingressos será distribuído na entrada do teatro, no dia do espetáculo, a partir da abertura das portas do Teatro às 19h.

Fonte: G1

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ai Dento Turísmo–Carnaúbas dos Dantas

A cidade do santuário do galo e do castelo brasileiro. Carnaúba dos dantas é uma pequena cidade de apenas 7 mil moradores situada à 215Km de Natal, próximo a divisa com a Paraíba. A cidade é pequena, porém dona de um grande potencial e beleza.

Monte do Galo

monte-do-galo-carnauba-dos-dantas-rn

Segundo o que se ouve falar, nas primeiras décadas de 1800, os vaqueiros da Fazenda Baixa Verde (Carnaúba dos Dantas), que pertencia à um major da região, enquanto cuidavam do gado nas proximidades da região escutaram o cantar de um galo vindo do topo de uma serra. Isso os deixavam assustados porque não haviamhabitantes nas proximidades. A notícia do misterioso fato logo se espalhou, e a serra passou a ser conhecida como Serrote do Galo e esta estátua de galo da imagem foi construída. O Serrote tem 115 metros de altura e pode ser visto da cidade inteira onde está uma capela com um cruzeiro construidos em 1928, onde na semana santa é realizada a Paixão de Cristo, ainda como atrativos temos o Horto Florestal. Ele é cercado de lendas e de algumas polêmicas religiosas e recebe milhares de fiéis detodas as partes todos os anos nesta pequena cidade.

Pinturas Rupestres

pintura-rupestre-carnauba-dos-dantas-rn

As incrições rupestres foram feitas nas Serra do Brejo, no Serrote das Flechas e no Cabeço dos Fundões. O ser humano sempreteve a necessidade de comunicar-se, e uma das primeiras formas de comunicação eram as pinturas rupestres, que podem ser encontradas na cidade.

Castelo de Bivar

castelo-potiguar

O castelo partiu de um sonho, onde seu criador ao se encantar com um castelo visto em um filme [el cid], decidiu construir o  próprio castelo utilizando o material e mão de obra da regiao, o seu criador se denomina o conde de vivar, também relatou que não terminou o castelo em função de uma lenda, que diz que o construtor do castelo ao conclui-lo morrerá. O conde se chama Josér Ronilson, e é tecnico em edificações, que por sinal, um grande edifícil.

castelo construido em 13 níveis diferentes, e para achar o castelo, digamos que não precisa de endereço.

com certeza, um dos pontos de parada de qualquer viagem é a cidade de carnaúbas dos Dantas.

Fontes: curiozzzo;paduacampos;g1;paduacampos;

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

AIDENTO POESIA - Não me conformo com a falta de amor.

O Quadro AIDENTO POESIA trás semanalmente uma boa poesia para os leitores apreciar. Com uma poesia diferente toda semana, e o melhor, autores regionais.

Não me conformo.
Não me conformo com a falta de amor.
Não me conformo com as pessoas enxergando apenas o defeito uma das outras.
Não me conformo com a guerra.
Não me conformo em como as amizades são fúteis.
Não me conformo com a falta de intimidade.
Não me conformo com as pessoas colocando o dinheiro a cima de tudo.
Não me conformo com o mundo que eu vejo todos os dias diante dos meus olhos.
Mas isso não importa.
O mundo não vai mudar porque eu quero.
As pessoas não vão mudar suas atitudes porque eu desejo.
Eu só posso mudar o meu ser.
Ser o que eu gostaria de ver nas pessoas.
Eu só posso mudar minhas atitudes.
Fazer o que eu gostaria que fizessem comigo.
Eu só posso escrever sobre o amor.
E esperar que alguém leia e entenda que o amor é essencial e não superficial.
Eu só posso amar como se não houvesse amanhã.
Para honrar o que  Jesus disse "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo".
Eu só posso confiar nas pessoas.
E tentar deixar a minha vida como um livro aberto para todos lerem.
Eu só posso ser amiga.
A amiga que gostaria de ter ao meu lado.
Eu só posso soltar palavras doces ao invés de amargas.
As palavras que meus ouvidos gostariam de escutar.
Eu só posso não ser fútil.
E não me importar com o dinheiro que meu amigo tem no bolso, pouco ou muito, isso é totalmente desnecessário, pois dinheiro não forma caráter.
Eu só posso olhar as qualidade das pessoas.
Pois defeito todos temos e procurá-los nas outras pessoas é perda de tempo.
E só assim.
Tentando ser a melhor pessoa que eu posso ser.
Tenho esperança de mudar um pouquinho o mundo.
Tentando fazer a diferença.
Como diz a minha mãe: "Sendo um canalha a menos".
E é esse o meu conselho.
Pare de ver os defeitos do mundo.
Seja a diferença que você quer.
Não sei se estou tendo sucesso.
Mas estou tentando.
Essa sentencia não irei carregar.
Sempre me considerei um peixe fora d´água.
Hoje percebo que a expressão está certa.
Realmente não pertenço a lugar nenhum.
Mas isso não é algo ruim.
Descobri que vivo em um barco.
Sou a comandante dele.
O mar representa a vida, às vezes calmo outras nem tanto.
O barco em sim é os meus sonhos.
Me sustentam e me carregam nessa viagem.
A vela desse barco é minha mãe, pois é essencial.
O vento é a minha força de vontade,
Porque sem o mesmo o barco não vai a lugar nenhum.
O meu pai é os suprimentos que carrego no barco.
É o que me mantém viva.
As estrelas que guiam é Deus.
Orientando sempre o meu destino.
O tempo e o clima são os obstáculos.
Que sempre estão presentes e é preciso enfrentá-los com coragem,
Pois o barco não pode afundar.
E foi assim que percebi o quanto a minha viagem já era completa.
As pessoas são a paisagem.
Embeleza a vista, alegra a alma, mas não passam de um bom momento.
A paisagem muda e sempre há alguma para olhar e se encantar.
Há sempre durante a viagem alguém para salvar.
Alguém em um bote esperando ser socorrido.
Socorrer é fundamental.
Mas é sempre importante saber quem você vai colocar dentro do seu barco.
Porque em viagens assim excesso é um problema!
OBS: Curta a viagem, e só use a ancora onde seu coração estiver bem para ficar.
THEREZA MARINHO

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ai Dento Turísmo–Praia de Genipabu RN

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabunota) engloba uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Localiza-se a vinte quilômetros do Centro da capital do estado, Natal. É um dos mais famosos cartões-postais do estado.

praia-de-genipabu-rn-dunas

Todas as pessoas que vêm à Genipabu querem conhecer as dunas que já foram cenários de novelas como Tieta do Agreste (1989), O Clone (2001) e mais recentemente Flor do Caribe (2013). Uma curiosidade das dunas de Genipabu é que elas são móveis, se movimentando de acordo com a influência dos ventos. Por isso a paisagem é sempre uma novidade para quem as visita.

Uma prática comum, para diversão nas dunas de Genipabu, é a do "esquibunda", onde você senta numa prancha de madeira e desce pelas dunas direito para a lagoa de Genipabu que possui águas escuras no tom azul turquesa. O "aerobunda" – atividade onde você desce das dunas por meio de um cabo de aço e cai de "bumbum" na água, também é bastante praticada. Outro passeio maravilhoso que você só fará em Genipabú é o passeio de dromedário – animal típico do Oriente Médio. Com o traje típico você tira uma foto e todo mundo pensará que você esteve muito mais longe.

Genipabu_RN_dunas

Um famoso restaurante em Genipabu é o Bar 21. Exótico pela localização privilegiada no alto das pedras, na ponta da praia, a vista dá para as dunas e para o mar. O Bar 21 é uma parada obrigatória. Nessa praia as opções gastronômicas que você vai encontrar não são diferentes das opções oferecidas em outros lugares: os famosos pratos com camarão e peixe, além de muito da comida regional do Nordeste.

Na sua bolsa de praia inclua: toalha - se tiver a intenção de entrar em lagoas/mar - algumas peças de roupa extras - caso pretenda parar em algum restaurante, protetor solar e óculos escuros – durante o passeio nas dunas vai areia pra todo lado e você vai querer ficar com os olhos bem abertos - e a máquina fotográfica para registrar os momentos mais divertidos do passeio.

 

fonte: Natal Praias

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

AIDENTO POESIA - O que eu vi no seu olhar.

O Quadro AIDENTO POESIA trás semanalmente uma boa poesia para os leitores apreciar. Com uma poesia diferente toda semana, e o melhor, autores regionais.

Deixa eu te dizer...
O que eu vi no seu olhar.
Não, não era um olhar perdido no meu.
Era um olhar que refletia o melhor do meu ser.
Vi você crescer.
Seu corpo mudar.
Sua voz ter mais força.
Mas seu olhar não mudou.
Carrega ainda a doçura da inocência da infância.
E a sabedoria de quem viveu uma eternidade no coração.
Consigo ver a força de uma mulher que quer ser livre.
E que procura essa liberdade nos olhos de outras pessoas.
Na verdade não sei o que dizer.
Me perdi olhando nos seus olhos.
Achei que podia ser poeta e ter a coragem de confessar.
Através de palavras selvagens a poesia que encontro no seu olhar.
Mas o que não consegui ver é que seu olhar já é uma eterna poesia.
São olhos de quem pede um pouco mais dessa vida insana.
São refletores de um sonho de criança boba.
Apesar dos males que vejo.
Nos seus olhos só vejo o lado bom da vida.
Não sei como consegue.
Isso incomoda muito a minha alma.
Mas admiro, pois um olhar como esse é uma utopia.
É a poesia mais utópica que já vi.
Nesse caso sou um poeta sem existência.
Minha verdade é transformar a mentira nas palavras mais sinceras.
Meu dever é fazer você acreditar que nada é utopia.
E que tudo é um sonho que as mãos sempre podem alcançar.
Eu não nasci para ser poeta.
Isso já deve ser fato.
Como todos nesse mundo, nasci para ser ninado nos braços da utopia.
Sonhar que estou realizando.
E acordar fingindo que estou tentando realizar.
Não importa.
Nada disso importa.
Deixe-me ficar por mais um instante.
Navegando nesse seu olhar.
Quando for chorar.
Serei o naufrago mais feliz.
E quando for sorri.
Sorrirá com o olhar.
E eu irei sentir que cheguei no paraíso.
Essa cor dissimulada, que ora é verde ora é mel.
Isso também não importa.
O que importa mesmo é esse sabor de amor que sinto no seu olhar.
THEREZA MARINHO

domingo, 9 de agosto de 2015

Em Natal, musical 'Viva Raul' relembra carreira de Raul Seixas

raul_seixas_editada

O músico e ator paulista Renato Ignácio se apresenta como o Maluco Beleza no show 'Viva Raul' que acontece no dia 23 de agosto, às 20h, no Teatro Riachuelo, em Natal. O musical é um passeio por toda a carreira de Raul Seixas, relembrando desde o impacto inicial como artista solo (“Let me sing”, que o baiano defendeu no Festival Internacional da Canção de 1972) até seus últimos hits já no fim dos anos 1980, como “Cowboy fora da lei”.

O repertório organiza quase três dezenas de canções, entre grandes sucessos e favoritas dos fãs, mostrando as diversas facetas do artista. Além de Renato Ignácio (violão, guitarra e voz), a banda do espetáculo Viva Raul é formada por Marcos Correia (baixo), Izac Satim (percussão), Charlô (bateria), Junior Ribeiro (guitarra), Helinho Duka (guitarra), Paulo Ungaro (teclados), Fernanda Souza e Letícia Lima (backing vocals).

Serviço
Musical Viva Raul
Local: Teatro Riachuelo
Horário: 20h
Ingressos: De R$ 90 (inteira) a R$ 149 (inteira)

 

 

fonte:G1

Tiago Iorc traz turnê do primeiro álbum em Português para Natal

Tiago Iorc. Talvez esse nome não seja familiar a muita gente, mas é difícil encontrar alguém que não tenha ouvido alguma das músicas dele embalando cenas românticas em novelas da Globo.  Mais recentemente, Tiago regravou “What a Wonderful World”, do cantor americano Louis Armstrong, para a abertura da novela Sete Vidas.  O brasiliense de 29 anos estará emNatal no próximo Domingo (9), no Teatro Riachuelo, com a turnê do seu mais novo disco, “Troco Likes”. 

tiago-iorc-em-natal


“Troco Likes” é o seu terceiro álbum, mas é o primeiro em Português. Como foi a decisão de fazer um CD inteiro em um idioma diferente das suas outras composições?
Essa decisão foi acontecendo aos poucos, não teve um episódio específico. O meu primeiro registro em Português foi em uma coletânea de covers dos Los Hermanos, em 2012. A partir daí, percebi que compor em parceria com brasileiros, em Português, me aproxima das pessoas daqui, então resolvi me testar como compositor nessa língua.

O álbum traz músicas que falam bastante sobre a temática das redes sociais. Como surgiu a ideia de por melodia nesse assunto?
A ideia do disco surgiu da premissa do título “Troco Likes”, que surgiu da carência virtual que podemos observar hoje em dia. Tive vontade de observar um pouco mais o que está acontecendo no nosso convívio, como estamos interagindo e o porquê dessas questões sociais. Eu estava começando a organizar o disco quando comentei com o Humberto Gessinger (ex-integrante da banda Engenheiros do Hawaii), que estava querendo falar sobre a sociedade internetizada. Eu quis saber se ele tinha algo escrito sobre o assunto, porque gosto muito do que ele coloca nas músicas dele. O Humberto me enviou o esboço de um texto, com algumas coisas que tinham a ver, convivi com ele por um tempo e a partir daí surgiu a faixa “Alexandria”.

O CD foi lançado na íntegra no Spotify, uma plataforma de distribuição de músicas online. Como foi feita essa decisão?
A decisão foi feita com o pessoal da gravadora, que resolveu estabelecer uma parceria com o Spotify em troca de exclusividade. Esse é um experimento que a gente decidiu testar com o intuito de atingir outros públicos, afinal, é um novo jeito de consumir música.

O que o público de Natal pode esperar do show de Domingo?
O show foi preparado em cima desse disco e o mais legal é que a turnê foi lançada semana passada. Estou me aproximando do público, as pessoas estão mais conectadas com as letras por serem em Português e já está todo mundo cantando junto. Aí em Natal tem uma coisa especial, o calor das pessoas, então, baseado nas experiências que já tive aí, esse show vai ser especial.

Próximo Domingo é Dia dos Pais. Como os seus fãs podem convencer os pais de que o show é uma boa opção para comemorar a data?
Essas músicas novas falam tanto dessa nossa necessidade de sermos vistos, de gostarmos de alguém e sermos gostados de volta, então acho que existe uma troca interessante. É legal ir a um show com pessoas próximas e queridas, seria muito bonito se as pessoas levassem seus pais.

fonte: G1

TODO o litoral potiguar está apropriado para o banho

Dos 33 pontos analisados, apenas balneário do rio Pium está sob controle.
Boletim do programa Água Azul foi divulgado nesta sexta-feira (7).

Todas as prias do litoral do Rio Grande do Norte estão próprias para banho. É o que indica o boletim de balneabidade do programa Água Azul divulgado nesta sexta-feira (7). Dos 33 pontos analisados, apenas o balneário do rio Pium, em Parnamirim, está sob controle.

O programa Água Azul é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

A análise é válida por sete dias, e é classificada com base na quantidade de coliformes fecais encontrados na água das praias monitoradas e de acordo com o estabelecido em uma resolução do Conama.

fonte: G1

sábado, 8 de agosto de 2015

Rodoviários ameaçam paralisação

Representantes dos rodoviários e dos empresários de ônibus urbanos de Natal se reúnem hoje pela manhã na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O motivo da reunião é o esclarecimento  do acordo firmado nas negociações trabalhistas deste ano. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), as empresas de ônibus não pagaram o reajuste de 10% nos salários a todos os empregados e nem contrataram novos cobradores para reduzir a dupla função. O Sindicato  das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn) informou que os salários foram pagos conforme o acordo.

165939

 

Duas assembleias dos rodoviários ocorrerão hoje na sede do sindicato que poderão decidir pela greve da categoria. A primeira delas está marcada para as 9h da manhã. A outra será às 16h. De acordo com o presidente do Sintro/RN, Júnior Rodoviário, muitas trabalhadores que atuam nas garagens das empresas não tiveram seus salários reajustados. “O pessoal das oficinas, os ASGs (Auxiliares de Serviços Gerais) não teve reajuste. O acordo feito foi para um aumento linear. Se eles não sabem o que é linear têm que voltar para a escola”, comentou o sindicalista.
O número de motoristas em dupla função também não mudou. “Tem em de 70% dos ônibus com motorista sendo cobrador e o acordo  era que fosse 50%. Tem empresa que precisa contratar mais de 50 cobradores ”Além disso, segundo o dirigente sindical, as empresas também não estão pagando as horas trabalhadas no domingo de forma dobrada, nem mesmo compensando com folgas.
Mesmo com a assembleia  marcada praticamente no mesmo horário, o presidente do Sintro/RN disse que vai participar da reunião na Superintendência do Trabalho. Mas adiantou que vai atrasar um pouco.
Em nota divulgada pelo sindicato das empresas de ônibus de Natal, o Seturn afirma que está disposto a adotar medidas jurídicas para evitar o início de uma possível greve. Conforme o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, os argumentos do Sintro/RN não têm fundamento. “A atividade de transporte público é diferente das demais porque o serviço tem que naturalmente funcionar de domingo a domingo”, explicouQuerioga quanto ao não pagamento das horas dobradas.
Com isso, em vez de pagar em dinheiro, os empregados que trabalham aos domingos recebem folgas, política que não foi interrompida segundo Queiroga. “Sempre existiu a folga”, exclamou o representante do Seturn. Sobre o não pagamento de reajuste para trabalhadores que exercem outras funções, que não dentro do transporte, Queiroga afirmou que ainda não estava completamente informado dos questionamentos do sindicato.
O presidente do Sintro/RN informou que um dos impasses que ameaçava o funcionamento do transporte intermunicipal foi resolvido hoje. De modo que não há mais risco de paralisação desse serviço. Conforme a entidade sindical, a Grande Natal possui 6 mil trabalhadores no transporte público de ônibus. O acordo trabalhista desse ano foi aceito pela categoria em 22 de junho. O reajuste deveria ser aplicado no mês de julho. O valor retroativo a maio, data-base da categoria, também foi pago.
Vereador tenta derrubar decisão de 1ª instância
O vereador Sandro Pimentel (PSOL) recorreu à segunda instância da justiça estadual na tentativa de reduzir o preço da passagem de ônibus de Natal. O agravo de instrumento foi distribuído para o desembargador Amílcar Maia e impetrado em 30 de julho passado. O objetivo principal é anular o decreto 10.757/2015 que aumentou o preço da passagem de ônibus em Natal de R$ 2,35 para R$ 2,65. Mas a ação também pede a antecipação de tutela em caráter liminar. Isso significa a suspensão do novo preço enquanto a decisão não for definitiva, uma vez que o prejuízo à população dificilmente será reparado caso haja uma decisão favorável no final do processo.
O principal argumento jurídico é o descumprimento da lei municipal 398/2014 pela própria Prefeitura de Natal. A norma legal prevê, por exemplo, a realização de audiência pública convocada pela Câmara Municipal antes do reajuste da tarifa do ônibus urbano. A Prefeitura de Natal não seguiu esse rito legal e agora pede pela inconstitucionalidade da lei no tribunal de justiça.
O recurso do parlamentar  só ocorreu porque o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Luiz Dantas, decidiu esperar o julgamento da ação de inconstitucionalidade pelo Tribunal de Justiça. Inicialmente o  parlamentar tentou um mandado de segurança contra a Prefeitura de Natal. 

 

fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Operadoras querem regulação para Netflix no Brasil

As empresas que oferecem serviços de TV por assinatura estão incomodadas com o sucesso crescente de serviços de streaming no país e querem que produtos como Netflix encarem algum tipo de regulação.

20140910104238_660_420

O assunto surgiu durante o congresso da ABTA, o mesmo que serviu de palco para a Vivo chamar o WhatsApp de serviço de pirata. A operadora, inclusive, também criticou o streaming - Rafael Sgrott, que representava a Vivo, lembrou que o "concorrente não está preocupado com o ICMS porque não paga ICMS".

"Se há um desequilíbrio, seja por uma regra tributária, seja por regulações, precisa ser corrigido. Tenho que executar x relatórios para comprovar minha qualidade, mas tem uma pessoa na Califórnia que não pensa em nada disso, só em performance e em como melhor atender o cliente", completou, segundo reporta o UOL.

Mas a Vivo não está sozinha nessa briga. Bernardo Winik, da Oi TV, disse que o sistema atual está prejudicando as operadoras, que precisam investir uma infraestrutura que aguente o serviço da concorrência. "A gente tem todas as obrigações, toda a regulação em cima, e o OTT [quem usa a rede do outro para oferecer seus produtos] está livre leve e solto. Cabe às operadoras todo o investimento para suportar a demanda de vídeos. E do outro lado você tem alguém que está colhendo alguns frutos dessa cadeia de valor."

 

Fonte: Olhar Digital

Estado Prepara Concurso para Repor Professores


Salas sem aulas por falta de professores 
Cena do filme 
           Faltam mais de mil professores na rede pública de Educação do Rio Grande do Norte. No último “censo”, realizado pelo governo em março deste ano, havia 8 mil profissionais em exercício nas escolas estaduais, sendo que, de lá para cá, segundo a pasta, um oitavo se aposentou. A Secretaria de Educação estima, seguindo a tendência de aposentadorias, que 3 mil postos fiquem vagos nos próximos dois anos, se não houver reposição.


         Na semana passada, o Ministério Público Estadual publicou recomendação para que o estado realize um concurso ainda em 2015 na tentativa de evitar prejuízo aos alunos. O governo afirma que está produzindo um edital a ser lançado neste segundo semestre. A gestão atual considera que o problema não é pontual, mas estrutural, visto que o estado não teria se preparado para a reposição de professores.

          Em janeiro foram convocados 428 professores, sendo que 55 não assumiram. Outros 55 foram convocados na semana passada no lugar dos primeiros. Eles foram classificados no concurso de 2011, que ainda tem validade. Na próxima semana, outros 600 efetivos devem ser convocados. A Seec também aprovou a adoção de horas suplementares. Os professores podem trabalhar até 10 horas a mais em sala de aula.



Ai Dento Turísmo–Praia de Pirangi do Sul

Hoje, iremos falar sobre a praia de pirangi, localizada a 22Km de Natal, a praia faz parte do municipio de Parnamirim e Nísia Floresta, e é pioneira em procura pelos turístas.

pirangi_thumb

PIRANGI É uma praia no litoral do Rio Grande do Norte, dividida pelo Rio Piranji em Piranji do Norte e Piranji do Sul. A praia "do norte" está localizada no município de Parnamirim , e a "do sul" no município de Nísia Floresta .

 

PIRANGI DO SUL

Piranji do Sul também é conhecida como Pirambúzios (por ser vizinha a Praia de Búzios) e é o oposto de Piranji do Norte, sendo uma praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), proporcionando um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da empresa Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

praia-de-pirangi-do-Sul

A praia de pirangi do sul é ideal para quem procura traquilidade, a praia também é conhecida pela sua beleza.

Se você quer um lugar de paz, com gente acolhedora, tente ficar em Pirangi do Sul. Só tem um problema que a praia é poluída. Mas se você quer uma tarde numa pracinha linda, limpa, na beira do mar, pra deixar seus filhos correrem, se você que levar sua mãe na viagem, ela ficar sentada na sombra vendo os netos correrem, se quer assistir uma missa numa igreja pequenina e que transmite paz, fique pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Soledade. Se você tá viajando de carro há alguns dias e quer parar um dia pra ter esse sossego, poder tomar uma(eu não bebo mais) e dormir sossegado, Pirangi do Sul é o lugar.

Herlanio Evangelista

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

AIDENTO POESIA - A violência pegou Tadeu além da imaginação

O Quadro AIDENTO POESIA trás semanalmente uma boa poesia para os leitores apreciar. Com uma poesia diferente toda semana, e o melhor, autores regionais.

--- Walter Medeiros
Soltei o meu pensamento
Na nossa realidade
Para buscar a verdade
Daqui e do firmamento
E encontrei estarrecido
Alguém que havia vivido
Por fora do nosso tempo.
Era um jovem rapaz
Que tinha uma vida sã
Mas numa certa manhã
Acidentou-se num cais
Ficando sem a memória
No auge da sua glória
E não refletia mais.
Essa jovem criatura
Feliz e estudiosa
Lia poesia e prosa
E histórias de bravura
Em um estado de coma
Ficou em uma redoma
Parado em sua cultura.
Sem ter notícia de nada
Aquele jovem, Tadeu,
Por trinta anos viveu
Com sua mente isolada
De lá dos anos setenta
Aonde a vida era tão lenta
Até 2000 foi parada.
De repente ele tornou
Para surpresa geral
Foi algo muito legal
E todo mundo vibrou
Mas não entendia nada
Com a mente perturbada
Quando um jornal olhou.
A manchete era chacina
Que ele achou chocante
E uma notícia adiante
Da morte de uma menina
Deixava bem mais chocado
Pois não era acostumado
Com tanta carnificina.
Tadeu tava curioso
Pela tecnologia
Pois inda não conhecia
Algo prá si estrondoso
Pois a tevê colorida
Era nova em sua vida
Olhava bem cauteloso.
Mas na tv foi pior
A surpresa que pegou
Pois quando alguém ligou
Ficou que fazia dó
Ao ver o noticiário
Lembrava-se do calvário
Pois sofria até Popó.
E viu buraco de bala,
Arsenal de arma pesada
Gente morta na calçada
Quase ele fica sem fala
Cena de troca de tiro
Tudo num pequeno giro
Que vida desmantelada!
Procurava ser discreto
Mesmo estando chocado
Dizendo-se admirado
Imaginava seu neto
Ao ver nova reportagem
Que mostrava a passagem
Do lixo que tinha um feto.
Atônito com tudo aquilo
Ele aguçava os sentidos
E mais tarde teve ouvidos
Prá um jogo de futebol
Foi a surpresa maior
Sorte é que não tava só
Quando viu aquele rol.
Era um rol de palavras
Que o narrador dizia
Como se o bem que havia
Tivesse ido às favas
Tudo era violento
Mesmo não tendo intento
De deixar pessoas bravas.
Tiro, canhão, artilheiro
Atacar e agredir
Ofender, matar, fugir,
Ele ouviu o jogo inteiro
Parecia uma guerra
Mas bom cabrito não berra
Ele inda tava cabreiro.
Aos poucos em sua mente
Lembrava do far west
Revistas, filmes - que teste!
Bang bang entre valentes
Mas como era ficção
Não cortava o coração
Era muito diferente.
Agora, bem ao seu lado
Violência e ameaça
Não podia ir à praça
Para não ser assaltado
Ou encontrar traficantes
Que em questão de instantes
Deixam tudo arrasado.
Que tristeza se abatia
Dentro do seu coração
Será que viveu em vão
Um tempo sem serventia?
Pedia a Deus prá ter fé
Pois sabia como é
Muito duro o dia-a-dia.
Dentro do seu coração
Palpitava um alvoroço
Era o fundo do poço
Uma banalização
Da vida do ser humano
Queria que fosse engano
Ou só uma ficção.
Mas tudo ia mais longe
Pois quando alguém não matava
O doente não escapava
Não tinha mais atenção
E gente morrendo a míngua
Inda dizem que é a língua
De alguém da televisão.
Pois foi lá mesmo então
Que uma notícia triste
De um fato que persiste
Causou grande comoção
Uma pessoa morrer
Pelo fato de não ter
Uma simples injeção.
É preciso ter cuidado
Com o nosso idioma
Pois sinto forte sintoma
Que é muito arriscado
Usar palavras pesadas
Violentas, carregadas,
Para tudo que é lado.
Disso tudo o pior
É que a ruindade domina
No trabalho, na esquina,
Filho, pai e até avó,
Um triste palavreado
Imoral, mal educado,
É uma feiúra só.
Não fica só por aí
Pois hoje em qualquer escola
Nem o diretor controla
Até eu mesmo já vi
Meninos, jovens, meninas,
Gritando coisas ferinas,
Que não dá para sorrir.
É uma mistura feia
De traficante de droga
Com um som que não empolga
A quem preza a vida alheia
Destruindo uma nação
Que anda na contra-mão
Onde já falta cadeia.
Nosso amigo estatelado
Começou a reagir
Dizendo que ia sair
Falando prá todo lado
Contra essa situação
Mesmo parecendo em vão
E até ficando marcado.
Como tudo é difícil
Na nossa sociedade
Mesmo falando a verdade
Acharam que era indício
De alguma outra doença
Pois é assim que se pensa
Neste país de suplício.
Arranjaram logo um jeito
De diagnosticar
Que ele ia precisar
De voltar para um leito
Consideraram anormal
Sua saúde mental
E tiraram seus direitos.
Aquele homem já são
Que via a realidade
Só por falar a verdade
Provocava aversão
Foi prá novo sacrifício
Internaram-lhe no hospício
No mais grave pavilhão.
Sumiu pelo corredor
Numa camisa de força
E não tem ninguém que torça
Por aquele sofredor
Foi mais uma conseqüência
Do mundo de violência
Que no Brasil se instalou.



































































































































































































Todos os Direitos Reservados: Ai Dento TV - Designed: Seo Blogger