Tendência


quinta-feira, 5 de março de 2015

A ETERNA BOÊMIA DE UM BECO : Uma breve historia do Beco da Lama em Natal






        Nos finais de semana a Ribeira se enche com todas as tribos que  comportar ,muitos vão para lá para festejar algo ou simplesmente para brindar a vida em vários bares da região.Mas poucas pessoas sabem a origem daquele beco que a muitos anos era sinônimo  de pobreza e luxúria , hoje é um dos lugares mais disputados pela alta sociedade da cidade .

        O Beco da Lama é antigo. Vem dos primórdios do tempo em que a cidade acabava alí,vinha de uma segunda ampliação de território da cidade  que antigamente terminava como o norte da cidade na Praça das Mães (do lado da OAB ) e posteriormente seguiu rumo ao outro lado do Rio Potengi  .Lama era porque pelo beco escorria agua com lama ou da chuva que descia da Cidade Alta  ou de lavagem de roupa que as lavadeiras faziam nas fontes  e de banho dos ribeirinhos que moravam nas Rocas . A lama descia pelo local até chegar a um terreno próximo do Mercado da Cidade e alí ficava. Natal era uma cidade - naquela época - de poucas casas e naquele beco existiam mocambos de palha fincados na areia. Um cachorro magro era a arma de cada um. Quando o cão sarnento latia era sinal que vinha gente para um dos casebres, sempre para falar da vida dos outros.
      A cidade foi tomando pé do progresso, mas o Beco continuou a ser chamado "da Lama", apesar de existir uma placa dizendo que alí é a rua Dr. Francisco Ivo, um homem que morou na Av. Rio Branco, quase na esquina com a rua Cel. Cascudo onde tem a Feira das Frutas. A placa está na bodega de Nazzi, homem que já morreu e que, em vida, fazia a tradicional "meladinha". Hoje, a rua é calçada e as casas são todas de comércio, salvo o quiosque que existe no local onde as "damas" costumam fazer o seu "ponto". O Beco da Lama é pequeno, indo da rua Ulisses Caldas até a rua João Pessoa. Depois desse ponto, o beco leva outro nome.


         Até pouco tempo antes da acensão do Beco, ainda tinha por  ali um "cabaré", pois era assim que se chamava uma casa de alguns quartos para alugar a homens que tomavam uma "dama" para ter um relacionamento carnal. Essas moças - quase sempre de 20 anos ou pouco mais - viviam alí à espera do seu "homem" que por meia hora era o seu "dono". Depois desse tempo, era se banhar . Outro "homem" talvez estivesse impaciente para poder entrar e cumprir a mesma missão.

   Hoje o Beco da Lama se enche de gente. São jornalistas, poetas, escritores, advogados,políticos ,empresários  e de muita gente que  ainda não são conhecidas.Mas ao longo dos momentos se conhecem e transforma o lugar .Nos últimos anos graça a iniciativa do SAMBA (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências)  e de varias pessoas do bairro da Ribeira que iniciaram o projeto CIRCUITO RIBEIRA que trouxe uma nova luz para um bairro tão Histórico/Boêmio da cidade que a muitos anos ficou apagado e quase esquecido.

O Beco, num pedacinho de nada, se enche de gente, cada um com a sua conversa e todos falando a um tempo só. É, na verdade, um ponto de encontro dos "velhos" e inveterados amigos - e até inimigos - que se juntam para comemorar, com as suas falas o que tem de se comemorar: SAÚDE !!!!  





Então se estiver passando por Natal ou simplesmente não tem nada para fazer nas noites de final de semana dê uma passado pelo Beco .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Todos os Direitos Reservados: Ai Dento TV - Designed: Seo Blogger