Foto do Bairro de Felipe Camarão |
Peixe-Boi foi a primeira denominação do bairro. Isto porque disseram que foi encontrado um espécime grande deste mamífero nos mangues do local.Segundo Câmara Cascudo(1898-1986) a região já era habitada por ribeirinhos no inicio do Século XX que pescavam perto de sua casa e iam vender . Mas o nome de batismo do índio Poti, chefe dos potiguares, designa o lugar nos dias de hoje. A localidade passou a se chamar Felipe Camarão, através da lei 1.760 de 22/08/68, publicada no Diário Oficial de 24/08/68.
Mas a área que atualmente fica o bairro pertenceu a senhora Amélia Machado ,mais conhecida como Viuva Machado que percebeu que suas terras eram invadidas por ribeirinhos do Rio Potengi. Na década de 60 o terreno é vendido á Gerold Gepper que criou o loteamento Reforma na região.
Uma imagem de Felipe Camarão |
Não é só o temor da violência que os moradores, tanto de Cidade Nova como de Felipe Camarão, dividem. Entre os dois bairros fica a estação do trem. Ainda mais quando o trecho perigoso, onde os ônibus cortam a linha férrea, continua sem sinalização.
As vendinhas improvisadas nas residências são o sustento de muitos nos bairros de Felipe Camarão e Cidade Nova. São garagens, salas ou áreas construídas especificamente para virar mercearia que sobressaem no cenário do aglomerado urbano. Para os conhecidos, o velho fiado, ainda é modo de garantir a saída dos produtos. Outro sustento informal vem do lixão de Cidade Nova, os vidros jogados fora, tornam-se ouro quando bem aproveitados
E assim o bairro de Felipe Camarão vai sobrevivendo as dificuldades e aos poucos o progresso chega ao bairro tão carente.
Nenhum comentário :
Postar um comentário