Ahh o forte dos Reis Magos, aquele que possuí fomato de uma estrela de 5 pontas, está localizado em um lugar estratégico em Natal, no encontro das águas do rio Potengi com o oceano atlântico, foi criado pelos primeiros colonizadores de Natal, e, ainda hoje preserva sua arquitetura original, feito apenas alguns reparos nele.
A fortaleza foi construída pelos colonizadores portugueses em 1598, sob o comando do Capitão-mor da captania de pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem com ordens para iniciar uma fortificação. Recebeu o nome de Fortaleza dos Reis magos por ter sua construção iniciada no dia de reis, 6 de janeiro.
Todo o projeto de arquitetura da fortaleza ficou por contao do padre Gonçalves de Samperes, mais conhecido como Gaspar de Samperes, um mestre nas traças de engenharias, que projetou um polígono estrelado, com o ângulo reentrante voltado para o Norte. A fortaleza foi construida em um local estratégico, entre o rio potengi e o mar, e estava protegida por além dos canhões e toda artilharia que dela fazia parte, por um refice de corais, aumentando ainda mais sua força de defesa.
Suas paredes altamente largas, resistentes à diversos tipos de ataques, e além disso, conta com diversas “armadilhas” para os invasores. A fortaleza dos reis magos foi projetada para suportar 200 soldados, além das instalações dos comandantes e superiores em geral. Armada com 11 canhões de brnze, todos meio-canhões, 12 canhões de ferro, paredes de cerca de 10 palmos, era praticamente impossível alguém invadi-la.
Após uma tentativa frustada de assalto, no período de 12 de Dezembro de 1633 à fevereiro de 1654, a fortaleza ficou sob o domínio holandês, vindo do Recife, sob comando do conde Maurício de Nassal.
Foi tombado pelo Patrimonio histórico desde 1949 e esteve sob a administração da Fuñdação José ALgusto, Fundação Pública ligada ao Governo do Rio Grande do Norte, de 1965 até dezembro de 2013.
No centro do forte, tem uma capela, que era usada como depósito de armas e pólvora. Conta com uma cisterna que armazena a água da chuva até os dias de hoje, mas sua profundidade e quantos litros de água são armazenados ainda são desconhecidos.
O acesso ao forte é feito por uma passarela, da praia ao passadiço e, a partir daí, através de uma arcada à direita, saindo para o corredor. Outra escada dá acesso ao terrapleno e ao portão para a praça.
No forte também tinha uma prisão um tanto quanto peculiar, os presos que tinham ferido alguém, tinham o destido a prisão, não eram mortos porque a morte seria muito gentil, eram presos, restritos da luz do dia, água, e feridos, e caso sobrevivessem, iam avançando de nível. Em um de seus nívels chamado de camara escura, o preso era mantido por tempo, depois era retirado de meio dia, e forçado a olhar para o sol, ficando cego. Se o preso sobrevivesse à todos os níveis, era jogado em um buraco com corais e pedras pontiagudos e deixado lá para morrer.
Em breve mais curiosidades sobre o forte.
Nenhum comentário :
Postar um comentário