O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte está classificado no segundo grupo das Unidades de Conservação (UC´s) mais visitadas do País, com 150 a 300 mil visitas/ano. O índice é baseado num estudo divulgado pelo Instituto Semeia sobre a Situação do Uso Público nas UC’s brasileiras. O Instituto é uma organização não governamental que analisa e mapeia os modelos de UC´s, na categoria parques, disponíveis no Brasil.
Pela classificação do Instituto são cinco faixas de visitação na categoria parques, a primeira engloba as UC´s que recebem acima de 300 mil visitas/ano; a segunda de 150 a 300 mil visitas/ano – a qual esta incluso o Parque da Cidade; a terceira de 50 a 150 mil visitas; a quarta, abaixo de 50 mil visitas e a última, em que não houve visitação.
Segundo dados da administração do Parque da Cidade, nos meses de janeiro e fevereiro a unidade de conservação natalense recebeu 30.658 visitantes, uma média diária de 519,6 pessoas. A partir destes números, a equipe técnica do Parque fez uma projeção anual e a expectativa é receber até o fim desse ano 189.663 visitantes.
“O aumento no número de visitantes, mostra o interesse das pessoas em visitar as Unidades de Conservação para o lazer, prática de exercícios e estudos de campo e pesquisas científicas. Pelo trabalho que a equipe do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte vem desenvolvendo e a divulgação positiva que tem sido feita pelos próprios visitantes, o nosso parque estará dentro da primeira categoria em breve”, comemora o administrador do Parque, Carlos da Hora.
Ainda de acordo com dados da administração da Unidade, só a portaria de Cidade Nova, na Zona Oeste, recebeu nos dois primeiros meses do ano, 21.347 visitantes, numa média de 361,8 pessoas/dia. Destes, 19.550 entraram caminhando, 3.531 motorizados e 1.874 de bicicleta.
Já portaria da Avenida prefeito Omar O’Grady, na Zona Sul, recebeu 9.311 visitantes no mesmo período de janeiro e fevereiro, numa média de 157,8 pessoas/dia. Entraram caminhando, 1.273 visitantes; 7.192 entraram de carro e 844 pedalando suas bicicletas.
O PARQUE
O Parque da cidade foi idealizado com o objetivo de preservar uma das principais áreas de recarga de aquífero de Natal. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Unidade de Conservação foi inaugurada em junho de 2008. Com uma área de 132,36 hectares está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. O local possui rica biodiversidade de espécies remanescentes de mata atlântica, e de animais mamíferos, répteis e pássaros.
Nenhum comentário :
Postar um comentário